top of page
Foto do escritorgambiarraliteraria

Gambiarra explica: Gêneros e subgêneros literários

Olá, nation. Vocês pediram no Instagram da Gambiarra Literária (@ludays_gambiarraliteraria), um post mais completo sobre Gêneros Literários, e a partir das dúvidas de vocês consegui focar melhor o tema desse post. Então já vai pegando papel e caneta para anotar tudo que você ainda não sabia. E se você não viu a primeira parte do post no IG, corre lá para conferir a Lista da Gambiarra com 5 curiosidades básicas sobre os Gêneros Literários.


Foto original, minha mesmo, tá

Bora, começar essa bagaça. Recapitulando, os gêneros literários são utilizados para estabelecer uma divisão nos livros por temas, falando da maneira mais prática. Ou seja, se você está lendo um livro com seres que não existem de verdade, ou com humanos que são capazes de fazer coisas que na vida real são impossíveis, você pode considerar automaticamente que está lendo uma fantasia. Se o livro conta a história de duas pessoas e um sentimento de amor entre elas, e o livro se resume a só isso, é um romance. E assim por diante.

Tá, Lu, mas e Crepúsculo da Stephanie Meyer? É só sobre a história de amor da Bella e do Edward, então por que todo mundo diz que é fantasia? Não seria romance?

Aí, é que está. Se o livro fosse apenas a história de amor de duas pessoas normais, como por exemplo, Querido John do Nicholas Sparks, seria romance. Contudo, o diferencial de Crepúsculo é que a Bella se apaixona por um ser fantástico, um vampiro, e esse amor é impossível porque vampiros não deveriam existir. Na vida real, eles realmente não existem. Na dúvida, é sempre bom observar a caracterização dos personagens, nesse caso, a protagonista é humana, mas se depara rodeada de personagens que são fantásticos. Por mais que a história seja só sobre amor, às vezes, o que define o gênero é a origem dos personagens, tanto o protagonista quanto os secundários.

Esse parâmetro vale para outros gêneros também, aqueles que são mais difíceis de descobrir, coisa que vejo muito por aí, a confusão entre Suspense/thriller e Terror. Ambos podem vir acompanhados do sobrenatural, ou seja, espíritos, demônios e seus derivados. Mas o Terror e o horror são feitos para dar medo, enojar e deixar sem dormir. Já o Suspense, e thriller que é a mesma coisa, são feitos para deixar o leitor instigado, quase sempre andando de mãos dadas com investigações. Por exemplo, A garota no trem da Paula Hawkins, ele mexe com o emocional do leitor, fazendo com que unhas sejam roídas e paciências perdidas, mas mesmo assim há um caso misterioso que o leitor se prende até o final para saber o resultado. Os livros de terror, como Christine do Stephen King, há um carro assassino que está possuído pelo espírito do antigo dono. Há estranheza, pois é um carro assassino, mas o leitor não deixa de se assustar nas cenas decisivas.


Foto original, retirada do IG da gambiarra

Agora vem a parte, talvez, mais confusa de todo esse rolê, os subgêneros literários.

Imagine cada gênero literário como um grande armário. Dentro desse armário há várias estantes, que são os subgêneros. Ficou mais fácil de visualizar? Os gêneros literários são a divisão dos livros por seus temas, a partir de cada contexto. Os subgêneros organizam cada gênero de maneira mais rica e detalhada.

Para vocês entenderem melhor eu fiz umas listinhas, vem que tem.

Gênero literário: Romântico (romance).

Subgêneros: Hot (romance adulto ou romance erótico), comédia romântica, romance histórico, romance de época, drama, sicklit (livros que contenham um personagem ou mais com doenças terminais), chicklit (com temática do universo feminino contemporâneo).

Gênero literário: Fantasia.

Subgêneros: Alta fantasia/Épico (em universos alternativos, lugares que não são a nossa Terra como conhecemos), Baixa fantasia (que se passa na terra com humanos, com poderes ou não), fantasia romântica ou YA, fantasia sombria (com elementos do terror), fantasia histórica (se passa em algum período histórico da Terra, mas com elementos fantásticos), Heróico (fantasia voltada para a jornada do herói).

Gênero literário: Ficção científica.

Subgêneros: Distopia (mundo oprimido por um governo e/ou onde os recursos naturais acabaram ou estão acabando), Ciberpunk (máquina contra o homem num mundo falido), Space ópera (conflitos familiares, políticos, religiosos, futebolísticos com aventura que se passam no espaço), Super heróis, Hard scifi (foca nas pesquisas científicas, mais do que no ser humano ou no social).


Espero que vocês tenham gostado do post, que ficou meio longo, mas não dava para explicar com poucas palavras. Se você ainda tem dúvidas, me deixa aí nos comentários ou lá nos comentários do Lista da Gambiarra sobre o mesmo tema (https://www.instagram.com/p/BrlaeuCA0oH/).

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page