top of page
Foto do escritorgambiarraliteraria

Gambiarra explica: As três Marias, Rachel de Queiroz

Olá nação, é com muito prazer que trago para vocês um Gambiarra explica com um clássico nacional, melzinho na chupeta, para todos nós lermos na maior good vibes. Vem que tem coisa boa por aqui.


Foto original, tirada por mim mesma, vê-se pela péssima qualidade

Em As três Marias, o leitor acompanha a narrativa de Guta. Primeiro uma jovem criança, que é levada para um internato de freiras pelo pai, e depois uma jovem adulta, que está buscando seu espaço no mundo, mas não sabe muito bem como lidar com a crueldade da vida.

Na primeira fase, encontramos Guta ainda descobrindo como as coisas podem ser bem ruins. Órfã de mãe, ela é separada dos pais, da madrasta e dos irmãos, para receber uma boa educação ao lado de freiras. Ao longo de sua juventude infantil ela é despertada para vários pensamentos como: suicídio, preconceitos e amizade. Mesmo parecendo tão solitária, o que na minha interpretação é uma característica intrínseca à personagem, ela faz parte de um trio inseparável de Marias. Algumas vezes, tal amizade parece até fria, com pouca proximidade até. Contudo, o livro é narrado pelo ponto de vista de Guta, e aparentemente, ela não é uma pessoa que deixa os outros se aproximares, ou que se aproxima de alguém, na verdade, as únicas vezes que aproximações acontecem em sua vida ela acaba mal e iludida. Por ser, invariavelmente, solitária, parece que a amizade das meninas não é verdadeira, talvez se tivesse sido narrado por uma das outras teríamos outra perspectiva do amor que existia entre as três.

Na segunda fase, Guta sai do internato pronta para começar sua promissora vida de desbravar o mundo, mas logo ela percebe que as coisas não são tão fáceis assim. Mesmo saindo da casa do pais, e tendo oportunidade de trabalhar fora, ela se vê presa num ciclo de acorda-vai para o trabalho-trabalha-volta para casa-dorme. Isso não satisfaz a alma sonhadora de Guta, e ela fica cada vez mais triste e frustrada. Querendo um fôlego dessa vida monótona, ela acaba entrando em um romance com um homem mais velho e casado, que a ilude com uma cantada que ele passa em todas as garotinhas só para poder transar. Se sentindo insegura ela sai desse relacionamento, e ao perceber que é só mais uma na lista dele, Guta se sente profundamente fracassada. Processo atenuado, quando um jovem amigo, "morre de amor" por ela, mesmo que nunca tenha dito a Guta que estava apaixonado. Tal evento acaba levando-a em uma viagem, para que ela se distraia. Lá ela conhece um homem e vive um sonho com ele, mas ao voltar para sua vida real, ele não dá mais notícias.

Por final, mesmo ainda se sentindo inferior e fracassada, pois ao redor a vida de suas amigas já estão a todo vapor, com casamentos, filhos e amantes, Guta resolve que o melhor é continuar, ainda que, na desesperança.


As três Marias é um romance de 200 páginas, com uma linguagem fácil e ótimo para começar na leitura de clássicos nacionais.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page