Análise literária: Barbitúricos, Gustavo Paiva.
- gambiarraliteraria
- 16 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Olá, pessoas que estão por aqui, espero que estejam preparados para algo bizarro, pois hoje trago a primeira análise literária do blog, apresentando um terror nacional, mega parceiro do Gambiarra Literária, Barbitúricos de Gustavo Paiva. Caso você ainda não tenha visto, lá no Instagram (@ludays_gambiarraliteraria) saiu dois posts sobre esse livrão, quotes e a resenha, aproveita para passar lá. Hoje vou aproveitar a infinidade de metáforas desse livro e analisar uma delas, a que eu carinhosamente apelidei de "onde está o monstro".

Babitúricos é um livro com uma seleção de contos de horror que traz para discussão o comportamento humano nas suas piores dimensões.
Entre esses contos, várias metáforas vão sendo construídas, uma delas me chamou mais a atenção e quero compartilhá-la a partir dessa análise.
Quando nos deparamos com narrativas de horror ou terror, esperamos por monstros sobrenaturais, brotando do asfalto para nos dar aquele susto, certo? Sempre pensamos em horror como uma coisa feia sem explicação e que está sempre perseguindo a vingança sem pensar no perdão. Monstros horripilantes são inexplicáveis, vem lá não sei de onde e voltam para o Tártaro quando morrem.
Quando Paiva trabalha o mostro da forma credibilizada pela nossa cultura, toma o cuidado de desconstruir uma ideia e utilizar um artifício narrativo para mudar tudo e fazer o leitor refletir.
Em Barbitúricos, o mal é absolutamente normal e aceitável, está no nosso cotidiano, nos dando a sensação de impotência, sem saber agir ou controlar as atitudes alheias e suas consequências. E perante isso, o monstro feio e conhecido do olhar da sociedade é paciente, amoroso e sabe perdoar.

No específico conto "Rosinha" encontramos, enfim, a figura diferente e maltratada. Uma moça que sofreu a vida toda por causa da aparência. O bullying foi intenso não só na época de colegial como em toda a sua vida. O monstro cheio de aparentes imperfeições é apresentado ao leitor como uma alma caridosa, linda por dentro.
Esse contraponto é muito importante para confirmar a ideia de que o mal está nas atitudes, está nos vícios e nos desejos incontroláveis e, acima de tudo, no mal que se faz aos outros.
Barbitúricos é uma obra intensa, cheia de figuras que existem de verdade, cheia de monstros que convivemos, cheia de pensamentos que permeiam nossas cabeças.
Se você se interessou pela premissa, não deixe de ler a resenha e os quotes no Instagram da gambiarra: https://www.instagram.com/ludays_gambiarraliteraria/
Você pode encontrar o ebook para compra na Amazon: https://www.amazon.com.br/Barbit%C3%BAricos-Contos-10mg-Gustavo-Paiva-ebook/dp/B07GNSFRFF
Comments